Barra da Tijuca do ponto de vista imobiliário
A Barra da Tijuca é o principal bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro. É vizinho de Itanhangá, São Conrado, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Camorim e Joá.
A Barra da Tijuca abriga a maior parte da classe alta do Rio de Janeiro, e é um bairro caracterizado por seus amplos espaços verdes, jardins, grandes condomínios de alto luxo e grandes shoppings. Considerada um centro financeiro, gastronômico, hoteleiro e de entretenimento da capital, a Barra da Tijuca também oferece diversas opções de bares, restaurantes e cinemas para os moradores e visitantes.
A Barra da Tijuca foi casa da maior parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o que fez com que o bairro ganhasse muita infraestrutura. O sistema de transportes melhorou, com o metrô do Jardim Oceânico ligando o bairro ao resto a cidade, e as novas estações de BRT que se estendem pela Avenida das Américas e conectam o metrô aos outros pontos alimentados pelo sistema de transporte rápido.
A Barra da Tijuca consiste de duas praias principais: a Praia da Barra, que se estende ao longo da Avenida Lúcio Costa, e Praia do Pepê, que se estende ao longo da Avenida do Pepê.
Península
A Península é um bairro ecologicamente planejado e exuberante por natureza. Planejada pela Carvalho Hosken S/A, a Península conta com segurança 24h, transporte próprio e diversas áreas de lazer para os moradores.
Conhecida por ser um dos primeiros bairros planejados da região, a Península ocupa uma área de 780 mil metros quadrados, o que equivale ao tamanho do Leblon.
Jardim Oceânico
O Jardim Oceânico é um subbairro nobre da Barra da Tijuca delimitado entre os postos 1 e 4 da Praia da Barra da Tijuca. A região possui vasto comércio de rua, como supermercados, shoppings, lojas e muito mais. É uma área conhecida por ser um importante ponto da vida noturna da região.
Com a chegada do metrô e extensão de linhas de BRT no bairro, os imóveis foram valorizados e agora o acesso à Zona Oeste se tornou mais fácil.